Identificando a concorrência online

Interaja Agora

Como identificar meus concorrentes online?

 

Sempre que estamos planejando abrir um e-commerce ou então já o abrimos mas não iniciamos com um planejamento mais detalhado, provavelmente, em algum momento, será levantado o questionamento referente a quem é a concorrência online.

 

Para se conseguir achar a resposta para esse questionamento, algumas informações precisam ser definidas antes, tais como:

 

1 – O produto ou serviço é exclusivo ou já é fornecido pela concorrência?

2 – Existem produtos substitutos para o seu produto ou serviço?

3 – Como eles são procurados online?

4 – Quais palavras-chaves levariam ao seu produto ou serviço?

 

Considerando os questionamentos acima, teríamos que estuda-los, procurando na internet (Google) para formarmos alguma base de informação.

 

Para procurar a concorrência online, vamos realizar um teste, com o intuito de identificar alguns desses concorrentes. Vamos supor que iríamos vender Mochila Escolar e Executiva.

Se procurarmos por esses termos no Google, temos:

MOCHILA ESCOLAR – 22 milhões de páginas (Totais)

MOCHILA EXECUTIVA: 2 milhões de páginas (Totais)

Com essas pesquisas já poderíamos identificar alguns concorrentes que já se destacam pelo termo amplo dos produtos. Podemos identificar os concorrentes que investem em Adwords para os termos pesquisados e também os concorrentes que tem maior “poder” orgânico para esses termos.

Já poderíamos também, de um primeiro momento entender que existe muito mais conteúdo na internet referente a mochilas escolares do que de mochilas executivas.

É importante lembrar que existem termos diferentes que podem ser considerados para mochilas, tais como malas e bolsas. Os estude também para conseguir formar uma base sólida de informações.

Com estas informações em mãos, seria interessante utilizar de uma ferramenta disponível no Adwords, que é o Planejador de Palavra-Chave, que irá fornecer dicas de termos de pesquisa.  Veja Exemplo abaixo:

 

Com essas informações referente aos termos de pesquisa, aos possíveis concorrentes e também aos volumes de pesquisa, já pode-se dar sequência ao planejamento do e-commerce. Se tiver alguma dificuldade e precisar de auxílio, pode contar conosco, nossa consultoria em e-commerce está pronta para lhe ajudar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *