Como Tudo Começa

Interaja Agora

Como e quando tudo começa!

Quem sou?

Sempre fui uma pessoa que gostei de tecnologia, gostei de aprender coisas novas, gostei de aplicar conhecimentos (empreender), gostei de dividir conhecimentos e também de me adaptar.

Sou formado em administração de empresas, empreteco, empreendedor e solucionador de problemas. Minha “carreira” empreendedora começa em 2009 quando compro uma das empresas do meu pai (sim, a empresa foi comprada, paga mês a mês com o que possivelmente poderia ser o meu lucro/salário). Em 2012, ainda quando pagava pela empresa, estudei, planejei e estruturei a possiblidade de abrir um e-commerce. Na época, a concorrência não era tão grande mas já existia, então eu fui buscar conhecimento para tentar fazer da melhor forma possível e descobri a ComSchool (na época Ecommerce School), escola especializada em e-commerce. Eu não tinha muitos incentivadores da idéia dentro do meu circulo de relacionamento familiar e de amizade. Com o passar dos anos, percebi que aqueles que realmente me conheciam, estiveram do meu lado nesta empreitada, um amigo especial que já se destacava na Netshoes, meus amigos de Ribeirão Preto que sempre torceram por mim e por minha namorada (hoje, minha amada esposa).

Como eu disse, ainda pagava pela compra da empresa quando decidir entrar nessa empreitada. E me perguntei: Como eu pago por isso? A única resposta e possibilidade foi: Por empréstimo (capital de terceiro). E estava eu com a conta mais alta ainda.

Como o E-commerce se desenvolveu?

Nos 2 primeiros anos, os resultados foram muito bons, consegui atingir o ponto de equilíbrio da operação em 5 meses, mas isso sempre com muito investimento em Marketing (adwords, comparadores e email mkt). De 2014 para cá, as tecnologias e soluções para e-commerce se diversificaram, fazendo que com o pequeno e-commerce não conseguisse acompanhar tudo da forma como deveria. O ambiente digital ficou cada vez mais profissional e complexo; os marketplaces chegaram para facilitar a venda, mas em muitas situações dificultaram o fechamento das contas devido aos altos custos; os canais “informais” ganharam força com a situação econômica do país; os pequenos e-commerces que não conseguiram especificar sua segmentação (nichar), sofreram pois gastavam demais com marketing amplo, não conseguindo acompanhar as tendências de marketing de conteúdo. Trocando em miúdos, o ambiente do e-commerce ficou cada vez mais profissionalizado e o espaço esta cada vez menor para se “tentar” empreender com resultados satisfatórios. No final de 2017, sentindo o peso de gerenciar tudo: loja física, loja online, compras, funcionários, vendas, marketing, financeiro, logística, fotografia, tecnologia, entre muitas outras coisas que só quem empreende vai me entender, resolvi fazer um coach de carreira e de avaliar novas oportunidades. No treinamento, percebi que estive muito longe do ambiente educacional e voltei a estudar (me atualizar) e novamente procurei a ComShool. Fiz um curso de Marketing Digital de Alta Performance e percebi que eu conhecia muita coisa na prática mas que a teoria era fundamental para eu conseguir desenvolver qualquer atividade com qualidade. No meio do curso, assim que as pessoas souberam que eu estava estudando, algumas portas começaram a se abrir. Pessoas começaram a me procurar procurando ajuda; pessoas me incentivando em prestar consultoria; pessoas me procurando para auxiliar em alguns projetos; entre muitas outras coisas.

Do e-commerce para a consultoria em e-commerce.

Foi ai que a idéia de “compartilhar” conhecimento e de “ajudar” as pessoas e empresas tomou conta dos meus pensamentos.

Que Deus abençoe a todos e que essa jornada possa gerar frutos, melhorias e desenvolvimento para muitos.

Fique a vontade em entrar em contato comigo, terei prazer em ajudar. Forte Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *